sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Dr. Spock in Campo Pequeno

Realizou-se ontem um jantar, no Campo Pequeno, de uma espécie de associação chamada Star Trackers. A ideia é, basicamente, incluir talentos portugueses por esse mundo fora, como forma de, eventualmente, mostrar que, afinal, somos os maiores.
No encontro de ontem, o Spock de serviço foi Cavaco Silva, o mesmo que, minutos antes, tinha deixado o país suspenso, na abertura dos telejornais, para anunciar que estava com uma cólica. No encontro, dizem-me, falaram várias pessoas, entre elas um velejador que já deu a volta ao mundo sozinho. Uma amiga que esteve presente contou-me que se emocionou com os relatos dele, e que aquilo deve ser muito difícil. A minha resposta, naturalmente cínica, foi: "eu trabalho 12 horas por dia a aturar atrasados mentais. Foda-se, emociona-te comigo, se fazes favor, e não com um betinho que anda de barquito". Pois.
O Cavaco incentivou os Star Trackers a continuarem o bom trabalho, a mostrarem que é possível atingirmos a excelência.
E é aqui, sobretudo, que isto me causa alguma confusão.

1 - Aquilo é suposto ser uma rede de talento, mas parece-me ser mais um lobby disfarçado. Se és da rede, és cá dos nossos, let's do a deal. Típico, portuga, mas muito pouco modernaço, mesmo que através da Internet.

2 - Stars, talento, etc. É preciso um gajo ser um bocado armado ao pingarelho ou ter algumas profundas necessidades de afirmação para ser agarrado a esta coisa. Caguem nisso.

3 - Na prática, isto mais não é que a transposição do conceito parolo nacional de que o que está lá fora é que é bom. Adoramos os tuguinhas que se dão bem lá por fora, para mostrarem a raça dos tugas! Os que vão lá para fora, sobretudo os que vão para trabalhos mais qualificados, entristecem-me, na sua grande maioria. Falam em coisas como progressão, carreira, capacidade, blá blá blá. Deixar o melhor país do mundo (copos baratos, sol, gajas cada vez mais giras e o Benfica) para "investir na carreira" é coisa que me faz um bocado de confusão. Se fodessem mais e trabalhassem menos, aposto que isso passava rapidamente.

4 - É outra forma do discurso do Sócrates e de muitos opinion-makers de, como diz Pedro Lomba no DN, defenderem que "o país precisa" disto ou daquilo. Qualificação, esforço, sacrifício, qualidade, produtividade e etc e tal. Pois, e aquilo de que as pessoas precisam? Será isto irrelevante? Isto não é mais que conversetas de "Compromisso Portugal", de empresariosecos e futuros patrões que nos embalam com estas merdas enquanto continuam a encher os bolsos. Eu não estou em corrida alguma para fazer de Portugal um país moderno. A minha corrida é para viver da forma mais feliz possível, e são coisas muito, muito diferentes.

PS - Eu até sou membro do Star Trackers, fruto de um convite de um amigo. Já passei pelo site algumas vezes, mas aquele roxo mete-me um bocado de impressão. E o conceito de Hi5 para tótós e gajos muita talentosos dá-me vontade de rir. Começou por ser uma coisa para Portugueses Talentosos Que Dão Cartas no Estrangeiro, mas agora o nível está a descer, se até eu lá estou. Quem sabe, um dia seremos maioritários. Então, em vez de merdas pomposas no Campo Pequeno com o Cavaco, teremos piqueniques oficiais ali para os lados de Aljezur, bem regados com medronho.
Ainda há esperança.
Continuem o bom trabalho. Portugal precisa de vós.

Sem comentários: