segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Volta a Portugal em Jantaradas

Foi com esta magnífica frase que o jornalista José Sobral definiu a ridícula pré-campanha de Manuel Alegre para as presidenciais. Toda a gente sabe que ele quer, o PS já decidiu que o vai apoiar, o próprio Alegre passou as últimas semanas abrir as perninhas ao Sócrates, tentando ser discreto mas sendo absolutamente transparente.
Numa entrevista ao "Expresso", que o jornal anunciou como sendo "a entrevista decisiva", ainda assim ficámos na mesma. Ele vai mas não diz que vai, qual Domingos Paciência com medo de assumir a candiatura ao título.
Tudo se resumiu a ataques a Cavaco, baseando-se numa simples premissa: Cavaco está a meter-se na governação e não deixa o Governo fazer o seu trabalho.
Com este simples statement, Alegre acaba de me dar o argumento ideal para não votar nele. Isto porque, por exclusão de partes, isto quer dizer que Alegre não se quer meter na governação, e quer deixar o Governo à vontadinha. Isto é óbvio e não seria preciso ele explicar-se tão bem.
A verdade é que com um tipo tão autista, autoritário e desrespeitador da opinião dos outros como Sócrates, a última coisa de que precisamos é de um presidente cooperante, ainda por cima que faça poemas de merda.
Com o seu comportamento das últimas semanas, ficou claro para quem pudesse não o saber, que Alegre é um político calculista e muito bem domesticado. Com a promessa de ser o candidato do PS, as críticas tornaram-se tímidas, os alvos Cavaco e a Oposição. O PS e o Governo passou a ser fabuloso.
Ele diz que ninguém o cala. A verdade é que ele se cala sozinho, desde que lhe prometam o tacho certo.

Por mim, venha o Candidato Vieira.

3 comentários:

o homem do estupefacto amarelo disse...

Perdoa-me a minha real politik, mas independentemente dos muitos defeitos que muito justamente apontaste a Alegre (dos quais a mais desagradável é sem dúvida a sua manifesta falta de jeito para a poesia), sendo Alegre o candidato com melhores chances de poder ganhar a Cavaco nas próximas eleições presidenciais (na medida é que é o único candidato potencialmente capaz de unir em seu redor o PS, o BE e o PCP), não te parece que a tua posta serve mais os interesses do Candidato Silva do que do Candidato Vieira?

professor x disse...

Se o Cavaco é fraquinho como presidente, tabus, timings incompreensíveis, gaffes, etc, o Manuel Alegre será porventura uma desgraça. É um homem muito coerente, com os seus principios: tacho, tacho, tacho, tacho e mais tacho. Tanta soberba e desde que se meteu com o Sócrates tem sido sapo atrás de sapo deixanado as suas profundas convicções na gaveta. Vem falar de coragem mas fugiu, quando os outros foram à luta. Não tenho problema nenhum com quem fugiu para não ir para África, eu provavelmente faría o mesmo, mas não me venha falar em coragem. Enfim, muito provavelmente o nosso próximo Presidente. Haja droga que aguente.

raviolli_ninja disse...

Unir toda a esquerda em volta de um vaidoso sem espinha dorsal travestido de homem de coragem? Grande serviço que prestamos a nós próprios.

Pelo estado das coisas só vos digo: We meet again, Mr. White.