sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The same, as usual



Eu sei que o Vodka Atónito está apenas num embaraçoso 477º lugar no ranking dos blogs mais vistos do nosso pequeno rectângulo escangalhado (ver blogómetro), mas isso não me retira por completo a autoridade moral de me armar em Pacheco Pereira, tecendo algumas considerações pseudo-inteligentes sobre a blogosfera, por uma razão muito simples: é que essa não é a questão essencial. E a questão essencial é a seguinte: podemos não estar em 14º lugar como o 31 da Armada, mas ao menos não usamos mocassins, camisolas com monogramas e cuecas com a bandeira monárquica. Cá vai então a minha douta opinião: a blogosfera é uma senhora com um grave problema de dupla personalidade. De dia, Dona Bloga é uma senhora respeitável de meia-idade, que entre cházinho, torradas e um jogo de canasta, se dedica à nobre causa da democratização da opinião. É certo que essa democratização é muito limitada porque a maior parte dos blogs são como o Vodka Atónito, pequenos tascos familiares dirigidos a um pequeno número de clientes habituais (no nosso caso, 78 visitas diárias médias, que nem sequer precisam de nos pedir nada ao balcão a não ser o cúmplice: "the same, as usual"). No entanto, não deixo de me espantar como é que alguém como eu, sem dinheiro, sem contactos, sem estatuto, sem currículo e sobretudo, sem ideias, consegue fazer chegar as suas estupefactas opiniões a uma pequena audiência de pessoas desconhecidas (muitas delas também, por sua vez, autoras em outros blogs), com quem posso trocar livremente argumentos e insultos (e é aí que Dona Bloga se transforma no traveca maluca e libertina, Miss Fera, sem qualquer despeito contra o travestismo). Por acaso, até temos tido muita sorte aqui no tasco porque é raríssimo alguém entrar por esse caminho de substituir argumentos por insultos pessoais, sob a capa cobarde do anonimato. De qualquer forma, exorto a que todos cá no tasco sigam o meu exemplo, prescindindo de um medroso pseudónimo e assumindo as posições de cada um com o nome verdadeiro. Estupefacto da parte da minha mãe, Amarelo da parte do meu pai.

7 comentários:

papousse disse...

"Mas ao menos não usamos mocassins, camisolas com monogramas e cuecas com a bandeira monárquica".

Quem disse? Vesse mesmo que nunca estiveste com o Dr. Ninja ao vivo e a cores.Um autêntico Nuno Melo de esquerda.

Little Bastard disse...

Estamos no Fortune 500?! Eh, lecas, nem sabia que se podia ver isso...

o homem do estupefacto amarelo disse...

O que achei verdadeiramente estranho é que num universo de 2146 blogs portugueses inscritos no blogómetro, há 1669 blogs menos vistos que o nosso decadente e decrépito tasco.

o homem do estupefacto amarelo disse...

Papousse, dadas as tuas revelações bombásticas (à jornal sol), julgo ser importante combinarmos um encontro atónito no Silk.

papousse disse...

Depois de ter ido ao google saber o que é o Silk, e após obtenção de credenciais carimbadas por representante do CC do PCP, pergunto-te apenas: em que dia e a que horas?

Consta que o Ninja tem para lá uma garrafa de aguardente de medronho.

funafunanga disse...

O que é que tens contra cuecas com a bandeira monárquica???

o homem do estupefacto amarelo disse...

Funafunanga, suponho, não sei porquê, que o teu álbum favorito de Smiths não seja o "The Queen is dead".