quinta-feira, 18 de março de 2010

Raça e classe


Confesso que estava pessimista. O Marselha mostrou, na Luz, ser uma grande equipa, e colocou ao Glorioso dificuldades que não tinha encontrado este ano. É uma equipa madura, sólida, tacticamente perfeita e com bons jogadores. Por isso, e por achar que o Benfas anda com alguma falta de pernas, estava pessimista.
Mas aquilo a que assistimos hoje foi, simplesmente, uma noite mágica.
Uma equipa que consegue fazer algo muito difícil: juntar classe, fruto dos grandes executantes que tem, e raça, fruto do trabalho de Jorge Jesus e dos jogadores terem percebido, finalmente, o que é o maior clube do mundo. Um clube do povo, dos descamisados, dos que muitas vezes nada têm que não venha do seu suor.
Ganhámos porque, ao contrário da primeira mão, fomos muito, mas muito melhores. Levámos com um árbitro que faz o Jorge Sousa parecer isento. Sofremos o golo de forma completamente injusta. Nesse momento pensei: "se cairmos, vamos de cabeça erguida". Mas não caímos. Fomos à luta e, com total crença e fervor, demos a volta.
E ganhámos porque o Marselha jogou com a arrogância de uma equipa francesa, que olha os portugueses de cima, os que lhes limpam as casas de banho e cujo nome desconhecem. Foderam-se, na sua temível casa, e isso deu-me um grande gozo.
A prioridade do Glorioso tem de ser o campeonato, ponto final. Mas, como é óbvio, quem veste aquela camisola tem obrigação de entrar sempre para lutar pela vitória. Sem fruta, sem café com leite (como certos clubes), sem submissão seja a quem for (como certos outros clubes). Apenas com a responsabilidade de quem tem de ter a consciência de que milhões estão suspensos do que os nossos jogadores fizerem dentro de campo. Podemos, obviamente, não ganhar nada esta época. Mas aquilo que os jogadores e os responsáveis do Benfica já conseguiram, merece toda a nossa admiração: praticar um futebol que há muitos anos não se via em Portugal, devolver fé aos adeptos e, sobretudo, restabelecer o respeito que o Benfica sempre mereceu, mas que vinha perdendo.

Para a convidada Fairy Star e para todos os que têm a infelicidade de não serem do Benfica: andamos há anos a ser roubados e humilhados.
Quando o monstro acorda...é fodido.
Aquilo que estão a sofrer este ano estamos nós há mais de uma década. Portanto, lamento (not really), mas vão ter que levar connosco.

CARREGA BENFICA!!!

8 comentários:

papousse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
papousse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
papousse disse...

(terceira tentativa de aqui deixar um comentário. pareço o di maria)

Quatro notitas:

1 - Globalmente, somando a qualidade de jogo das duas equipas, a partida da luz foi melhor. Foi o melhor jogo que vi esta temporada.

2 - Ontem, o Benfica foi quase imperial.Superior em toda a linha.Grande jogo.

3 - Discordo do sublinhado à arrogância francesa. Vi o jogo pela M6 e não notei nenhum traço de arrogância nos comentadores. Bem pelo contrário. Como também não notei no Deschamps, que logo após a derrota fez uma análise tão correcta e lúcida da partida que só me apetecia telefonar-lhe e dizer-lhe: Didier, sil te plé viã ici ô portûgal que je te vô pei-ê ûne biérre.
Não tinha era o número.

4 - O Ruben Amorim tem sido precioso nos últimos jogos. Ontem, nem no banco estava. Domingo será titular.É sócio do Glorioso desde que nasceu. É jogador do plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica. Também lhe pagava uma cerveja.

Fairy Star disse...

parabéns pela vitória cagada aos 90 minutos.
mas.. andaram a ser roubados durante anos? não se devem estar a lembrar da taça o ano passado, no Algarve, aquele penalty que nem falta era e fora da área.
Carrega Benfica, pelo menos até aos quartos, depois é eliminado.

Fairy Star disse...

e com uma equipa de milhões.. só estão a fazer a vossa mínima obrigação.

funafunanga disse...

A inveja é coisa tão feia...

CARREGA BENFICA!!

Little Bastard disse...

Fairy Star, pastilhas Reni vendem-se em qualquer lado, diz que é bom para a azia.
Quando falo de sermos roubados, não estou a pensar nesse jogo, nem estou a pensar no clube submisso. É que para mim, para os benfiquistas e para quem tem olhos na cara para ver, houve um clube e um sistema que perverteu a competição em portugal, e continua a tentar fazê-lo. O problema é que o clube submisso, no seu complexo de inferioridade face ao Glorioso, sempre vem apoiando o clube corrupto, apesar de ter sido, durante os mesmos anos, vítima desse sistema. Para o clube submisso, enquanto os corruptos ganhavam e o Benfica estava na merda, não havia problema. Agora sim, está tudo errado.
Aguentem-se à bronca e continuem a lamber o cu ao papa.

Little Bastard disse...

Só mais uma coisinha. Falas da equipa dos milhões como se isso fosse proibido. É só para lembrar que a nossa contratação mais cara custou exactamente o mesmo que a vossa. O vosso problema é a vossa contratação dar pelo nome de Sinama-Pongolle, e não de Ramires ou Saviola.
São vidas.