quarta-feira, 28 de abril de 2010

Game Over

A nossa economia viveu hoje um dos dias mais negros das últimas décadas. Corte de rating por parte da S&P, queda brutal na bolsa, dívida com custos em máximos, etc.

E Teixeira dos Santos, que ia numa daquelas inúteis passeatas económicas a Angola, a dizer que Portugal vai fazer tudo para inverter a situação. O mesmo que dizia, há seis meses e em cima de eleições, que o défice ia rondar os 5% (ficou só no dobro). Para credibilidade, estamos conversados.

E agora vem Passos Coelho, numa manobra política muito bem sacada, tomar a dianteira e marcar uma reunião com o corrutpo Sócrates. É amanhã, e vão fazer um pacto para debelar o défice. Esperem, no mínimo, um aumento de impostos.

Quem vai pagar? Adivinhem.

Mas o que não deve ser feito é atacar exclusivamente este governo. Apostou num modelo económico de faz de conta, é certo. Gastou tudo em propaganda e manteve os privilégios dos muito grandes. Mentiu. Foi incompetente. Tudo isto é verdade.

Mas, no que toca às contas públicas, ninguém tem moral para falar. Durão, Ferreira Leite, Guterres, Cavaco, Sócrates, todos eles, falharam e falharam redondamente.

E agora vão-nos ao bolso para resolver o problema.

No que me toca, foda-se, eu pago a minha parte.
Mas quando, finalmente, esta merda deste eterno apertar do cinto vai tocar a toda a gente?

14 comentários:

Xuxi disse...

hoje vi pela BBC num unico canal que aqui da noticias a serio os gajos a a falarem de Portugal e em junk nao, os gajos disseram mesmo com aquele sotaque brit que quando a europa falava em junk a grecia e Pt surgiam...lol e mostravam carros na sucata, so me lembrei do nosso mestre sucateito, o socras a meter o junk todo e a apertar aquela merda toda....tamos fodidos, somos os proximos metidos no buraco e a nao conseguir sair.
A Europa do Norte (o dedo foi para o lado e ia a escrever da morte...) nao vai papar essa de andar com os chulos do sul as cavalitas por muito mais tempo. Tremo so de pensar no que vai ser de Pt e dos corrputos e desse ppl todo que ta habituado a nao quere apertar o cinto e ir de cavalo p burro.

Pigs são as putas que vos pariu disse...

Que eu saiba os 'chulos do sul' têm pago as suas divídas a tempo e horas.
Se deveríamos contrair dívida (que não deveríamos), já é uma questão completamente diferente.

É curiosos que agências privadas venham ditar a capacidade de estado A ou B pagar o que deve, sendo que essas mesmas agências têm ainda as mãos sujas do colapso financeiro que provocaram, ao analisar a merda que os mercados vendiam como investimento 5 estrelas super supimpa.

Quanto aos corruptos, fear not, quem paga não são eles. Sou eu e tu, como já vem sendo costume.

Xuxi disse...

o grande problema é a falta de produtividade dos paises do sul que cada vez se enterram mais, e a falta de capacidade de produzir e de saldar a divida...a Grecia e Portugal tem renegociado a sua divida e os emprestimos ja estao ao nivel das taxas de cartao de credito...Portugal ta quase nos 10%que nao hajam duvidas, que os paises do norte sao os geradores de riqueza e os que enchem os cofres do banco central europeu, para emprestar aos do sul...para eles somos portanto uns chulos.
De resto estamos em plena concordancia com os pontos seguintes.

Pigs são as putas que vos pariu disse...

Volto a dizer, Portugal tem pago todas as suas dívidas, o que para quem empresta, é um óptimo negócio (não nos enganemos). Se isto é ser chulo...

Não confundir com os fundos europeus (a fundo perdido). Talvez então tivesse sido melhor não incluir os xungas do sul na UE, mas parece-me que a malta do norte gostou da ideia de ter mercado alargado (e tem). Afinal de contas, há 24 anos atrás sofríamos de tanta tuguice como hoje em dia.

Quanto à produtividade, nada a fazer.
Somos o povo que somos, não gostamos muito de trabalhar (empregados, empregadores e dirigentes), vivamos com isso.

Blondewithaphd disse...

Hm... deixa cá ver... nunca?

funafunanga disse...

Mas para que raio nos endividámos em 80 e tal por cento do PIB? Quem recorre a crédito para tudo e mais alguma coisa sabe que está na mão dos credores quando há algum azar. É muito simples: se não há, não se gasta. Os putos (à escala nacional: sindicalistas e aspirantes a tacho) que berrem, reivindiquem, que a resposta são as 4 palavras mágicas: Vai Mas É Trabalhar. Produzam, criem riqueza, e então o Estado terá dinheiro para dar melhor. Será esta teoria financeira demasiado complexa para os pobres políticos leigos em economia pública perceberem? Querem uma porra dum gráfico de queijinho?

PIGS são as putas que vos pariu disse...

Antes de começarmos todas na peixeirada com a mão na anca, é ler esta notícia:
http://economia.publico.pt/Noticia/reducao-do-rating-portugues-considerada-duvidosa-no-financial-times-deutschland_1434588

Seria importante percebermos o que é um ataque especulativo e quem são os verdadeiros chulos.

funafunanga disse...

Isso não é desculpa. As agências de rating são uma cambada de filhos da puta, pode ser verdade, mas também é verdade que quem anda à chuva molha-se. A ambição de Portugal nunca foi além de "não ser o último" - desde que a Grécia esteja pior do que nós, tudo bem. Azar dos azares, os mercados quiseram sangue e não se contentaram apenas com o primeiro dos últimos... E adivinhem lá quem é que estava a seguir, porque nunca se deu ao trabalho de ambicionar mais?

Julgámo-nos muito espertos durante anos por só trabalharmos para cumprir os mínimos, aí têm o resultado. Atirar a culpa para as agências de rating, esses especuladores perversos, a fazer bullying com um país pequeno, é não querer ver a realidade.

PIGS são as putas que vos pariu disse...

Tudo bem, estamos de acordo, mas mais uma vez digo: contrair divida (e pagá-la)não é chulice. Parvoíce? Sim.

PIGS são as putas que vos pariu disse...

Além disso, de tuguice sofremos todos. Se assim não fôsse, não estávamos aqui a passear nos blogs em hora de expediente.

Inês de Medeiros disse...

Vão mas é trabalhar porque este país tem muitas contas para pagar.

funafunanga disse...

E hoje no DN diz que cada tuga deve em média 18 000 a bancos estrangeiros. Sugestão (e isto sim é chulice, à boa portuguesa): podiamos todos, pela calada da noite, sem dizer a ninguém, fugir em massa para o Brasil. Vendiamos os monumentos ao desbarato, dividiamos a guita e iamos os 10 milhões para paragens mais quentes. Queria ver a cara dos credores!!

Xuxi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xuxi disse...

EU JA BASEI. QUEREM O MEU CONSELHO SARAMAGUESCO? FACAM A TROUXA, PEGUEM NA PICARETA E PARTAM NA JANGADA DE PEDRA.