sexta-feira, 9 de abril de 2010

No Sex, No Drugs and Rock and Roll

O jornalismo musical é engraçado. Parece que as overdoses do Doherty e as desintoxicações da Winehouse estão a vender pouco, então toca de promover o produto invertido: rock and roll evangélico dos "Flor Caveira" with no sex (sim, é verdade, o pessoal dos Pontos Negros, ainda solteiros, orgulha-se de ainda não terem perpetrado o pecado da fornicação) and no drugs (que para eles é uma categoria muito lata que inclui o tabaco, o álcool e o tiramisú). Estranhamente, tem resultado, gerando o maior hype musical português sobrevalorizado desde as mamas de "As Doce". É certo que há algum interesse no exercício quase subversivo de Tiago Guillul (considerado o mentor do movimento), pastor numa Igreja Evangélica em Moscavide, em cantar "tu beijas como uma freira", misturando de uma forma ambígua sexo com religião, virtude com pecado e Rock and Roll. Mas se um gajo remover todo o embrulho conceptual, ignorar toda a histeria mediática e simplesmente ouvir os discos, rapidamente nos apercebemos que os Pontos Negros até não são maus de todo mas são um plágio demasiado descarado dos Strokes para poderem ser levados a sério; o Tiago Guillul resume-se a um lo-fi barulhento e sem inspiração; o João Coração parece o filho adoptivo do João Peste com o Padre Fanhais; o Samuel Úria até faz um produto Pop relativamente bem conseguido, mas sem nunca descolar do lugar comum; e apenas o B-Fachada, apesar da sua voz mais esganiçada e desafinada do que a do Bob Dylan a cantar bêbado a seguir a uma operação a um tumor na garganta, consegue alguns momentos mais criativos e interessantes (como o que abaixo se apresenta). Será certamente coincidência mas, dos cinco nomes da Flor Caveira que referi, o B-Fachada é o único que é agnóstico.

3 comentários:

Little Bastard disse...

Desta maltosa toda, o único que ouvi como deve ser foi o Guilul. E, de facto, retirando o conceito abstracto e cingindo-me à música, aquilo soa um bocado a merda.
Mas enfim, parecem boa gente, ainda bem que há quem goste e lhes permita ganhar a vida com a música.
Bom post.

Xuxi disse...

ando mesmo desactualizada que merda é esta? isto é fixe?bacano? indie? sair dos nos? capadocia? foi a tabua? foi fuca-lo? nao me leves a mala? dei te um mes da minha renda? nao é preciso um provador (de roupa)? Bonanza? a qualidade de musicos destes em portugal deixa muito a desejar deixa...nao entendo...fosga-se deixa-me acender aqui esta cena/sample de salvia que o vendedor de tattos me deu...ja falamos...a ver se me bate

o homem do estupefacto amarelo disse...

Xuxidiva, esquece os teus nova iorquinos Grizzly Bear, TV On The Radio, Au Revoir Simone ou Interpol. A verdadeira cena musical acontece em Queluz e Moscavide, numa igreja evangélica perto de si.