sábado, 29 de maio de 2010

A Cassete II

Lembrei-me desta história da cassete por causa de outro assunto que vos queria trazer.

Descobri há pouco tempo uma colectânea, aliás, uma colectânea em 12 volumes. Chama-se Lux and Ivy's Favorites. Lux é Lux Superior, claro, e Ivy, é Poison Ivy. Juntos são o corpo e a alma dos Cramps. Há uns anos atrás, surgiu um livro curiosíssimo, chamado The Incredibly Strange Music Book, no qual estes dois grandes personagens falavam de inúmeras faixas que gostavam, mas que por um motivo ou outro eram pouco conhecidas. Muitas tinham, simplesmente, algo de bizarro. Depois, um fã dos Cramps decidiu ir procurar todas essas músicas, e fazer uma compilação, em dois volumes. A coisa começou a circular e, perante o sucesso e a adesão de melómanos de todo o mundo, o fã foi procurando todas as músicas e juntou-as, disponibilizando tudo na internet, em formato mp3. Neste momento, creio que a coisa vai em 12 volumes, e foi aqui, de uma assentada, que o descobri, através de um amigo.

Lux and Ivy's favorites é um festim. Rockabilly, surf music, muito country, tirolês, animais a cantar, polka, enfim, tudo e mais alguma coisa. E não é apenas uma questão de piada. É uma viagem musical, que nos leva às raízes do rock americano e a todos os misfits que um dia se lembraram de gravar um single. Como diz Lux: " There are a lot of great slow instrumentals on the B side of rockabilly singles, and a lot of them sound like Martin Denny in a way, but weirder because it was just the band having fun. They figured no one would ever listen to them. That's a whole genre I never see any reissues of. And that is incredibly strange music, because it was all these hillbillies on speed!".

Esta maravilha sonora não foi editada em cd ou qualquer formato. Anda simplesmente pela net, à solta, e circulando pelas mãos de quem adora a música, mesmo o seu lado mais bizarro e, simultaneamente, mais estimulante.

Deixo-vos aqui dois links: um que explica a história destas colectâneas, e outro onde se podem sacar todos os volumes. Volto a repetir que não se trata de pirataria, uma vez que isto nunca foi editado por ninguém. Pensem nisto como uma compilação em cassete, andando de mão em mão pelo mundo.

Como surgiu. 

E o acesso ao tesouro.

Enjoy.

2 comentários:

Luis Francisco G Padrela disse...

Caríssimo, não sei se o "Superior" é propositado. Se for, concordo. Mas é de referir que o nome artístico é LUX INTERIOR. Um abraço de Luanda.

Little Bastard disse...

Eh caraças, Luis, agora é que me entalaste! É claro. Erro de simpatia...

Abraços para Luanda!