terça-feira, 22 de junho de 2010

De volta à tona, com nota artística

Ora viva, senhora Selecção.

Ponto prévio: não somos tão maus como fomos com os marfinenses, nem tão bons como fomos contra os norte-coreanos.
Andamos algures pelo meio, e isso depende dos dias.

Hoje ganhámos, e bem. A chave da vitória não esteve no acerto na hora de atirar à baliza. Esteve na forma como entrámos em jogo. Para ganhar.
Desde o início acelerámos o jogo, e até permitimos algumas veleidades ao adversário. Mas era assim que tinha de ser, e acredito que se o tivéssemos feito na primeira ronda teríamos ganho o jogo. E já estaríamos apurados.

Ontem entrámos com a estratégia certa, ofensiva, e jogámos como equipa. Os norte-coreanos, uma equipa aguerrida, com um meio-campo sólido, um bom avançado mas uma defesa fraquita, bateu-se de forma brava. Mas, depois do segundo golo, escangalharam-se todos, entraram em pânico e levaram uma chuva de golos em contra-ataque, fruto de total ausência de calma e de táctica. Ainda assim, tentaram, e não partiram para a porrada. Fiquei com boa impressão destes rapazes. Dignos, apesar da tareia.

Alguns destaques:

Raul Meireles: o melhor em campo. Grande garra e a aparecer na área, sempre com muito perigo.

Tiago: muito perto da qualidade de Meireles. Dois golos, uma assistência. Aquele seu futebol simples, descomplicado e geométrico é uma beleza de se ver. Quem me dera tê-lo de novo no Glorioso.

Coentrão: mais um bom jogo do rapaz. Nunca vira a cara à luta, fez uma assistência e agarrou o lugar como se fosse seu há muito. Em grande.

Ronaldo: bom jogo, colectivo e individual. Marcou o mais que merecido golo.

Ricardo Carvalho: foi o primeiro a empurrar a equipa para a frente. Na defesa, tirando uma falta desnecessária e perigosa, foi de uma limpeza impressionante.

Eduardo: não confio nele, mas pelo segundo jogo fez bem tudo o que teve de fazer. A ele a Jabulani parece não meter medo, e está claramente a dar à defesa a confiança necessária.

Hugo Almeida: outro tipo de quem não gosto muito, mas que demonstrou a sua utilidade. Pelo peso e tamanho, abriu muito espaço para os colegas, e desse trabalho todos beneficiaram.

Miguel: de longe o pior jogador da equipa. Mostrou que, a lateral direito, está atrás de Paulo Ferreira e Ruben Amorim.

E agora? Quem vai Queiroz tirar para meter os brasileiros Deco e Pepe? Eu cá não tirava ninguém...

2 comentários:

papousse disse...

Os anti-queirosianos ficaram bastante encaralhados com este resultado.
Sou um deles. A luta continua!

Sadeek disse...

Coentrão é o maior! Melhor jogador da selecção até agora! Se o homem se chamasse "Di Coentrão" alguém me ia dar razão que é mais jogador que o filho do "Pneus de talco"...