segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Começou

Ora nem mais. Finalmente acabou a ressaca da bola.
Agora sim, como as coisas devem ser. O nosso campeonatozinho de merda, um ou outro jogo europeu, ver bola a sério no campeonato inglês, pela TV.
Depois de um mundial que acabou demasiado cedo, já tinha saudades disto.

E agora, a jornada.

A coisa é familiar. Pelo que vi, nem Benfica, nem Braga, nem Porto nem Sporting estão a jogar grande espingarda. Quando não se joga muito, contam os pontos. E há pontos que se ganham consoante o árbitro. E foi isso que vimos.

Fui ao estádio ver o meu Benfica, e tenho algumas considerações a fazer.

A equipa não está bem. Está nervosa, ansiosa e ainda não ganhou confiança, até porque, fisicamente, ainda está longe do ponto certo. O jogo não sai fluido, não há largura, e ainda por cima apanhámos uma óptima Académica, treinada por esse animal chamado Jorge Costa, que por acaso é um treinador bem promissor.
O Benfica não jogou bem, mas claramente não mereceu perder o jogo. Merecia ganhar, da forma como correu o jogo talvez o empate se aceitasse, mas perder foi claramente injusto. É futebol.
Acontece que, quando não se joga bem, é difícil passar por cima de erros de arbitragem. Porque noutros campos, outra equipa jogou ainda menos que nós, mas teve um juiz bem vigilante, que lá deu o penaltizito aos 80 e tal minutos. Tudo certo.
Na Luz, eu vi dois penaltis. Enfim, como estava no estádio, lá parece tudo penalti. Depois li vários jornais e vi os comentários televisivos. E a verdade é que ficaram dois penaltis por marcar (eu enganei-me num e não vi outro que foi penalti).
Em suma, mesmo sem jogar bem, o Benfica perdeu um jogo com a preciosa ajuda de um careca apitadeiro. Um careca que, como todos os árbitros portugueses em qualquer campo, incentivam o anti-jogo (quantos gajos da Briosa tiveram de ser retirados de maca, para voltarem a entrar de imediato?). Aqui não é perseguição ao Benfica, é assim em todos os campos e com todos os adversários. Nunca haverá futebol-espectáculo assim, quando a voz da lei tudo faz para pactuar com aqueles que não querem jogar.
Em termos de jogadores, gostei muito do Coentrão. O Jara marcou e mexeu com o jogo. O Roberto vai ser crucificado outra vez mas esteve bem e não teve culpa nos golos. O Peixoto que vá bombar a Diana Chaves e desista de jogar à bola, é daqueles jogadores que parece sempre que está a fazer um ganda frete em correr atrás da bola. O Sidnei está a falhar em grande. Tem grandes capacidades, mas mentalmente já teve tempo de crescer, e não conseguiu. Não é opção. Cardozo veio da selecção e não se mexeu. Não devia ter jogado. Há soluções no plantel e há que acabar com o tabu Cardozo. Se não está bem, não deve jogar. O Javi voltou bem, o Aimar e o Saviola tentaram tudo.
Não fiquei muito preocupado, e eu e vários milhares aplaudimos a equipa no fim. Vai crescer, vai melhorar, e continuo a creditar nela e no Jesus.

Ou seja, um início de época em que os quatro candidatos estão nivelados no nível futebolístico, por baixo, mas em que dois têm 3 pontos e outros dois não têm nenhum. Sendo que, com árbitros isentos, as contas seriam diferentes.
Já disse aqui que, para sermos campeões, não basta sermos melhores do que os outros. Temos de ser, como na época passada, muito, mas muito melhores. Para que árbitros ceguetas ou mal-intencionados sejam impotentes, mesmo assim, para nos roubarem pontos. No final do jogo de ontem, e apesar das evidências, não ouvi ninguém do Benfica falar do roubo, que foi evidente. No princípio, concordo, não queremos ser iguais aos kalimeros. Mas temos de mostrar que estamos atentos. Isto começou logo na primeira jornada, portanto não podemos dizer que não estamos avisados.

Uma última palavra para o Braga. Pareceu-me ser a equipa mais fresca e mais solta. Ganhou com justiça e promete voltar a brilhar este ano.

Força Benfica! Força Campeões!

11 comentários:

Carlos Carvalho disse...

Meu caro, quando quiser venha aqui ao Dragão, para o meu cão-guia ver o seu.

Mais um post sobre o Benfica e vai ficar conhecido como o Stevie Wonder da Amadora.

Saudações Wiskeyanas

raviolli_ninja disse...

Quem é que se esqueceu de renovar o contrato da Rentokil? Vai não vai aparecem para aqui umas pestes tramadas: não gostam, não concordam, acham mal, resmungam mas não conseguem parar de cá vir. É do tipo mosca espanhola, aquela mosca miudinha que voa devagar devagarinho e não desampara a loja.

Saudações branco-abafadinhas.

Little Bastard disse...

Vá, camarada, liberdade acima de tudo. E já dizia o outro: a opinião é como o olho do cu, cada um tem o seu/sua.

Carlos Carvalho disse...

eheh
raviolli_ninja se há coisa que eu gosto é de ver os lampiões aziados.
O dinheiro do Rentokil vai ter que ser investido em Rennie.

Será que foi o senhor que afugentou todos os seguidores? É que se não têm um comentário meu, não há comentários.

O vasto número de seguidores aqui do tasco ficam tão tolos com a qualidade da prosa do caro raviolli, que ficam sem palavras para comentar. Só abanam a cabeça em sinal de concordância.


Saudações Wiskeyanas

funafunanga disse...

"Será que foi o senhor que afugentou todos os seguidores?"

Foda-se Carvalho, o seguidor já não pode tirar uma semana de férias?

Era só isto. Prossigam.

raviolli_ninja disse...

Sôr Carlos, nisto do futebol sou a modos que abstémio. Não sou fã nem da águia Vitória nem de chupar a pila ao Pinto da Costa.

Mas gostei quando me chamaste Senhor.

Carry on.

Porfírio disse...

Onde é que sacaram este Carlos Carvalho? Nos saldos do Campera do Carregado?

Saudações brancas,

Porfírio

Carlos Carvalho disse...

Lampionagem, não aziem.
Daqui a alguns meses vão outra vez dizer que não ligam ao futebol, que não viram o jogo e outras desculpas parecidas.
Chamem pelo Ricardinho Costa, que ao menos o ano passado ganhavam a jogar contra 10.
Ao menos o SENHOR Raviolli já começou a dizer que é abstémio.

funafunanga disse...

Carlos, Carlos, Carlos... a malta liga ao futebol, sobretudo ao Benfica... é algo que temos em comum - e com prazer nos aproxima - dos nossos amigos do Futebol Corrupto do Porto: dedicam mais tempo a obcecar com o Glorioso do que com o seu próprio clube.

Modo férias reactivado. Boa noite.

raviolli_ninja disse...

Obviamente sofro de benfiquismo extremo, como pode ser atestado por nenhum dos 3748 posts deste tasco.

Porra sé chato.

Carlos Carvalho disse...

Carrega Benfica! ahahahahah
É sempre a virar frangos!
Mais dois para a travessa.