sábado, 18 de setembro de 2010

Lies

A ministra Ana Jorge, esse autómato com cara de Harry Potter, fez um excelente anúncio no último Conselho de Ministros. O preço dos medicamentos vai baixar! Muito bem, camarada Jorge, muito bem, camarada Sócrates, defensor dos pobres e dos oprimidos.
Vendo nos sites a notícia, até dei por mim a pensar: eh pá, queres ver que os socialistas estão de facto preocupados com as pessoas?
Depois li os jornais do dia seguinte, e descobri outra coisa.
Sim, o preço de muitos medicamentos vai descer por decisão administrativa. Mas outra medida desse Conselho de Ministros, que apareceu quase como nota de rodapé de forma a passar despercebida, foi a decisão de acabar com as comparticipações de medicamentos a 100% para os idosos. Esta medida, que aqui elogiei, foi tomada há um ano, e beneficiava perto de um milhão de pessoas carenciadas. E agora acaba, sorrateiramente, mascarada por trás de um anúncio espampanante de uma descida de 6% no preço de alguns medicamentos.
Em 2009, em plena campanha eleitoral, Manuela Ferreira Leite era enxovalhada por tudo e por todos, quando se limitava a dizer o que, agora, é evidente para toda a gente: isto está mau e o Estado tem de mudar de vida. Nesse ano, já de crise evidente que só Sócrates teimava em negar, não só surgiu esta medida de medicamentos gratuitos como os funcionários públicos portugueses tiveram o maior aumento salarial dos últimos anos e de toda a Europa. Puro eleitoralismo? Creio que a pergunta é desnecessária.

Este Governo mente, manipula, engana e ainda goza. Esta manobra dos medicamentos, um truque mediático para esconder uma decisão que, se é necessária, tem de ser assumida e explicada, é só mais um exemplo desta estratégia. E olho para as sondagens, e o tuga parece dizer, como os brasileiros "Me engana que eu gosto".

Não tem nada a ver, mas em homenagem ao nosso bravo governo de Esquerda, deixo aqui o grande sucesso do álbum Lies, dos saudosos Guns. É que, de facto, é preciso muita Patiente para aturar esta merda...

Sem comentários: