quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Portugal Sci-Fi

Há coisas que, de tão estúpidas, parecem não ter nada a ver umas com as outras. Mas, olhando de perto...
A Carris, essa empresa pública que cada vez tem menos rotas e, mesmo assim, é um enorme cancro nas nossas Finanças Públicas, tem uma novidade para atrair clientes. Vai passar a disponibilizar acesso à internet através de Wi-Fi em alguns autocarros. A verdade é que mais útil seria disponibilizar nas paragens, tal é o tempo de espera cada vez maior. E, já agora, quem será o otário que vai sacar do portátil num autocarro da Carris? É pedir para ficar sem ele...
Por outro lado, o Governo decidiu obrigar todos os beneficiários de subsídios sociais a comprovarem os seus rendimentos. Já aqui o disse, é preciso fiscalizar mais e melhor para combater abusos. O problema é o modo escolhido: no mundo de Pinócrates, tudo é pela internet. É uma obsessão tecnocrata, na qual a tecnologia se tornou o mantra, substituindo a ideologia e as convicções políticas, que não existem. Só num país virtual é que se pode pensar que centenas de milhares de idosos vão usar a internet para comprovar rendimentos.
E, não comprovando, lá se vai o subsídio.
Problema resolvido.
O que tem acontecido é que as dependências da Segurança Social, sobretudo nas zonas mais deprimidas do país, estão a ser invadidas por longas filas dessa cambada de xupistas, que têm de ir para a fila às 6h30 da manhã, ou não terão senhas para serem atendidos. Isto porque os serviços não foram reforçados para este efeito, absolutamente lógico e previsível. É que não passou pela cabeça de Pinócrates e seus boys que os beneficiários dos subsídios sociais não utilizassem todos os seus blackberrys para comprovar os rendimentos.
É o mesmo Governo que já não fala de escolas. Fala de "agrupamentos educativos". Soa a moderno, mas é apenas parolo.

E assim vamos, cantando e rindo, tratando este país e os seus desgraçados cidadãos como um mero cenário do Second Life privativo do grande camarada Pinócrates.

Sem comentários: