domingo, 1 de junho de 2008

The Great Rock n' Roll Circus

Rock in Rio. Dia de toquios hoteis, just girls e docemania. Por entre as brumas do algodão doce das crianças que, no meu tempo, não teriam felizmente comparecido (50 euros para veres esses paneleiros dos toqios hotel? vai trabalhar, malandro!, era o que responderia se tivesse filhos e algum mo pedisse), surge a maior banda portuguesa de todos os tempos.
Sim, eu sei.
Não é 'fashion' gostar dos Xutos, é aquilo que toda a gente diz, que gosta dos Xutos. Mas, neste caso, ainda bem. Porque os Xutos, para o bem e para o mal, têm um pouco de cada um de nós. São gajos normais, sem vedetismos, que andam nesta merda há muitos, muitos anos, sempre com muita estrada, sempre em cada santa terrinha, sempre a tocar, sempre lá. As vendas não os pararam; os unplugged não os tornaram velhos; o sucesso não os matou, mas andou lá perto.
Cresceram, lutaram, tiveram putos, divórcios, perdas familiares, sucessos e fiascos, e andam aí, de peito feito, dignidade, e muito rock nas veias.
"O fim do mês já cá está outra vez e nós sempre a esticar", "Dia se São Receber", são músicas simples, feitas há anos, mas que tocam a toda a gente, sobretudo em tempo de crise. É essa, para mim, a grande qualidade dos Xutos e a razão da empatia que têm com o público. Falam de coisas reais, do trabalho, de autocarros, de dúvidas, de dificuldades.
Eu, que não sou nada nacionalista e tenho a mania que sou diferente, gosto dos Xutos pela mesma razão que gosto do Benfica. Porque, apesar de tudo, tenho um enorme carinho pelo povo português, esse merdoso desgraçado que anda a ser enrabado há décadas e décadas, mas que mantém a boa alma que faz a diferença.
Força Xutos. 30 anos não são nada.

PS - pelas directivas comerciais da grandessíssima bosta que é o Rock in Rio, os Xutos foram obrigados a tocar de dia, e antes dos Tokyo Hotel, uma merda de boys-band de alemães (hello, Scorpions) cheios de estilo à morangos armados em maus. Os Xutos sofreram a ingomínia de, perto do final do seu set, serem confrontados com gritos infantis que exigiam os Tokyo Hotel. É fruto do festival que é e da mudança dos tempos, em que os putos acham que mandam alguma coisa (bitaites, no mínimo, o que já é muito) e fruto desta geração de pais bananas que por aí andam.
Os Xutos reagiram como sempre fizeram, com a música.
Que grande concerto!

3 comentários:

naked sniper disse...

engraçado, conheço um gajo que dizia que não ia e depois foi...

Little Bastard disse...

Pois é, as maravilhas da televisão...

naked sniper disse...

ah...

não é o mesmo