domingo, 1 de novembro de 2009

Que se passa com o Zborten

Enquanto benfiquista, quebro um precedente e vou falar do Sporting. Isto para ajudar os meus amigos lagartos a perceber que raio se passa no segundo maior clube da segunda circular. Estou farto de os ver a chorar pelos cantos e escolherem equipas estrangeiras para apoiar, como o Machechas ou os galácticos.

Atão é assim.

Em primeiro lugar, quero estabelecer alguns pressupostos:

1- O Sporting não tem a mesma guita que os outros.

2 - O Paulo Bento é bom treinador, e um dia há de treinar o meu Benfica.

3 - O Sporting tem tido azar.

4 - O Sporting tem sido roubado pelos árbitros.

E agora, vamos analisar estes pressupostos:

1 - É verdade que o Zborten não tem guita, mas às vezes parece que faz gala disso e não compra, ou compra merda, só para gritar bem alto que não é como os outros. A questão é que, mesmo sem dinheiro, se conseguem fazer algumas coisitas. Há gajos emprestados, em que o clube de origem paga os ordenados; há tipos baratos em Portugal, e o Porto normalmente consegue descobri-los, por que não o Sporting? E o Benfica, já agora? Quando custou o Matigol? Que eu saiba, foi mais ou menos o mesmo que o Saviola. E, em campo, a coisa já não é assim tão parecida. Parvoíces como Angulos e Saleiros são dispensáveis.

2 - O Bento é bom, já mostrou que é bom. Mas claramente está no fim do ciclo. Como dizia Camacho, quando saiu da última vez, a mensagem não passa para os jogadores. É claramente esse o caso. Gostaria de ver o que conseguiria fazer numa equipa média, um Guimarães ou coisa assim.

3 - Tem tido também algum azar, é verdade. Mas isto é mesmo assim, e o Glorioso já o mostrou durante anos consecutivos. Quando estás na merda, tudo te acontece, quando estás bem, parece que as bolas entram sozinhas. O pão do pobre cai sempre com a manteiga para baixo.

4 - Tem sido roubado, é verdade. Não só nesta época, mas também não tanto como dizem. A verdade é que o Sporting, este ano, está na mesma situação que o Benfica no ano passado: joga tão mal que não tem autoridade sequer para falar nas arbitragens. E, muitas vezes, o ataque sistemático ao árbitro é uma forma contraproducente de desresponsabilizar a equipa.

Mais duas considerações, que me parecem importantes:

a) João Moutinho é um grande jogador, mas não pode ser capitão do Sporting. Capitão tem que ser um tipo que quando arregala os olhos e manda um grito, os outros borram-se todos e fazem o que ele diz. Moutinho é um grande sportinguista, dá tudo em campo, mas não tem peso nem carisma para fazer bem a função que lhe entregaram. No fim do jogo com o Marítimo, ajoelhou-se e parecia estar a chorar. Capitão só pode chorar em final perdida.

b) Devido ao complexo de inferioridade face ao Benfica, ao Zborten basta-lhe ficar à frente do Glorioso para considerar a época bem sucedida. O ódio crónico ao Benfica faz o Sporting não focar as atenções em quem realmente tem isto tudo armadilhado, e anda há anos a roubar. Se o Benfica é assim tão beneficiado como dizem, por que raio não ganha nada há uma data de anos? Se calhar era altura de deixarem de prestar vassalagem aos tripeiros e verem, finalmente, quem tem sido beneficiado ao longo de mais de uma década.

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixa-os estar. Vão continuar obcecados com o Benfica enquanto o Porto os vai comendo por trás. É bem feito.

papousse disse...

Concordo com quase tudo.

Vinco só a minha discordância relativamente ao João Moutinho. Não é (mesmo) um grande jogador e , por mim, pode continuar a ser o capitão por muitos anos.

Proposta indecente: metam o Sá Pinto a treinador.