segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cum camandro

Eu bem não queria falar no assunto, mas foda-se, lá terá que ser.

Sobretudo porque, neste momento, meio mundo goza com o Roberto – e bem -, e esquece-se que, se acharmos que o problema está só no Roberto estamos muito enganados.
Até aqui, o Roberto vinha pregando sustos, sendo mal batido, e tal, mas ainda não havia um frango daqueles cheios de penas. Bom, aí está ele. Aquele segundo golo do Nacional é uma aberração, um freak of nature, uma coisa que dará vómitos ao Preud’Homme. O Quim não levava aquele golo. O Moreira e o Júlio César também não. Nem sequer o Bossio. Nem sequer o Moreto. Não é só frango. Mostra um gajo desequilibrado e que não tem condições para estar na baliza.

Mas não podemos achar que é trocar de guarda-redes e está tudo bem. Veja-se o lance do primeiro golo, em que o Cardozo está a marcar um tipo, perde-o assim que a bola parte e depois pára, deixa-o sozinho, nem lá vai chatear. Para mim, aquele golo é todo culpa dele, todo. Anda em campo sem correr, sem pica, sem vontade. Isso tem custado golos falhados, agora custou um golo. Num plantel com tantos avançados, tem de ir, imediatamente, para o banco. Tem de acabar-se com as vacas sagradas. Não rendem, não estão motivados, têm de sair. Tão simples quanto isto.

De resto, do jogo só vi a primeira parte. Jogámos bastante bem, tivemos três lances de baliza aberta, não conseguimos marcar. O Nacional foi inofensivo durante 45 minutos. Não marcámos e, na segunda parte, decidimos começar a distribuir brindes, que foram bem aproveitados pelos adversários. Mas não sou daqueles que acha que está tudo mal, que o problema é a falta de Ramires ou Di Maria. A equipa joga razoavelmente, mas está com um bloqueio psicológico. E estamos a demonstrar muita fraqueza mental para quem quer revalidar o título. Acho que com duas ou três mexidas no 11 titular, e com uma vitória no próximo jogo, as coisas podem entrar nos eixos. Porque a equipa já tem futebol. Tem é de se soltar, e deixar de dar tiros nos pés.

Por mim, no próximo jogo, fazia duas mexidas. Moreira ou Júlio César na baliza, evidentemente, e Jara ou Rodrigo ou Nuno Gomes ou Weldon no lugar do Cardozo. Carlos Martins, por outro lado, tem de jogar, porque quando está o faz bem. Eventualmente no lugar do Amorim.

Estou preocupado, estamos a dar sinais perigosos. Mas a base está lá e, se não nos enterrarmos sozinhos, podemos dar o salto que falta, e afastar os fantasmas.

Eu continuo a acreditar.

1 comentário:

Carlos Carvalho disse...

Ora aí está! Um post sobre o benfas sem poeira no ar.
A racionalidade de um lampião a falar do benfas é coisa rara, e ainda bem que não estás na direcção do benfica, se não ainda resolvias os problemas.