segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sete pecados mortais

Queiroz, esse génio que vive enfadado com qualquer ser que não lhe reconheça a maior inteligência do mundo, foi suspenso por seis meses.

A isto junta-se o abandono surpreendente de Simão Sabrosa, que aos 30 anos era o jogador mais internacional que ainda ia à Selecção. E Paulo Ferreira, que anda cansado destas corridas, e Deco, que virou brasileiro outra vez.

No momento em que enfrentamos o início de mais uma fase de qualificação, o que temos?

1 – Uma equipa destroçada animicamente, depois da fraca figura que fez na África do Sul

2 – A saída de figuras importantes, desconhecendo-se, para já, qual a solução ou soluções para essas posições

3 – Jogadores que não respeitam, nem podem respeitar o treinador. Depois de Ronaldo, o que pensará Nani, depois de Queiroz ter vindo publicamente expor o jogador (contando que ele ameaçou atirar-se do carro em andamento se o levassem a fazer uma radiografia ao ombro)?

4 - Um treinador que insiste em ser o único que não percebeu que está a mais, e que está suspenso por seis meses (será que vai ser pago principescamente por estes seis meses de duro trabalho?)

5 – Uma federação em absoluta guerra civil. Uns pró-Queiroz, outros que se puderem o atropelam. Gente insultada publicamente pelo treinador e que, pela calada, lhe devem fazer a vida negra

6 – Um presidente da FPF, o velho cacique Merdaíl, que continua impávido e sereno, como se nada fosse

7 – Um secretário de Estado, o tal de Laurentino, mais um dos inúteis boys, que aparecem quando é para cortar fitas e celebrar vitórias, e que não mete a mão nisto

Em cima de tudo isto, a renovação forçada da equipa. Queiroz não o fez. Andou anos a brincar às convocatórias maradas, com Edinhos, Zé Castros e Danieis Fernandes. Pelo meio conseguiu ajudar a desvalorizar o Moutinho, titular absoluto antes do Mundial, e agora que está no Porto – sem deslumbrar – está de volta à convocatória. Passou de indiscutível a inexistente e de novo a primeira escolha. Dos 50 jogadores que convocou, poucos se seguraram na equipa. E alguns, como Duda, seguraram-se mas ainda ninguém percebeu porquê.

Queiroz não soube renovar a equipa, apesar da quantidade enorme de jogadores que convocou. E agora, suspenso por seis meses, é forçado a fazer essa renovação, no meio de jogos a doer.

Estou-me um bocado a cagar para a Selecção, e o que vale é que, como eu, há muitos milhões de portugueses.

Mas ninguém vê que isto, como vai, não pode continuar?!...

Sem comentários: